terça-feira, 25 de agosto de 2009

Nem tão saúdavel assim


A indústria de água engarrafada é uma das atividades que mais prosperam no mundo. mesmo num momento de recesso da economia mundial.O crescimento foi apoiado na idéia fixada  na mente dos consumidores, o mito que à agua engarrafada é mais segura e saúdavel.

Se o mito for deixado de lado, veremos que é uma insanidade ambiental o consumo do produto, com a disponibilidade de rede tratatada e potável. No Brasil, é um mercado de 7 bilhões de litros ao ano, com um crescimento anual de 10%.

Em termos mundiais, em 2007, foram consumidos 206 bilhões de litros de água engarrafada, com um faturamento de US$ 100 bilhões. Pois bem não existe consumo elevado sem impacto ambiental, e água engarrafada é essencialmente, inviável ambientalmente.

Um estudo [Energy implications of bottled water]publicado na revista Environmental Research Letters, 4 No 1 (January-March 2009), estimou que, em 2007, nos EUA, foram consumidos 33 bilhões de litros (110 litros per capita) de água engarrafada.Engarrafar estes 33 bilhões de litros de água consumiu 1 milhão de toneladas de PET, que, por sua vez, equivale a pouco mais de 15 milhões de barris de petróleo.

Bem o mito diz que água Mineral é mais segura e saúdavel do que à  tratada de torneira.A água mineral natural é captada em fontes subterrâneas e não recebe qualquer tipo de filtragem ou tratamento. Em geral contem mais sais minerais do que a água tratada. Essa é à única vantagem da água mineral.

A potabilidade da água tratada distribuída pelas concessionárias é rigorosamente acompanhada pelos órgãos ambientais. O mesmo já não é verdade em relação às centenas de engarrafadoras.Não são raras as notícias de que fontes e engarrafadoras de água mineral são interditadas em razão da contaminação por bactérias.

Existem muitos problemas de qualidade, tais como cor e sabor, na água tratada, mas pelo simples fato de que ela é tratada já a faz mais segura do que a natural engarrafada.Em outra perspectiva a água engarrafada possui impactos ambientais muito maiores do que a tratada.

Por isto, este é um mito que tem que ser revisto. E aí você vai continuar consumindo água engarrafada? depois de saber que o seu consumo nem é tão vantajoso assim. Pense e reflita o futuro de nosso planeta está em suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário