terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ideologia


O  momento político e social, do Brasil, pode ser muito bem retratado por uma canção imortalizada por Cazuza, no final da década de 80. "Ideologia". Fiel retrato de um país sem identidade.

A primeira estrofe poderia retratar o desgosto com "nossos políticos". Para chegar ao poder, deputados, senadores, vereadores, governadores, presidente se utilizam de demagogia barata. E quando elevados ao cargo de representantes do povo, acabam contaminados pelo sistema:

Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito...

Na estrofe seguinte, fala sobre a perca dos sonhos, a falta de uma ideologia vai se caracterizando. Muito semelhante a situação do jovem de classes sociais inferiores. Suas chanches de chegar a uma faculdade são reduzidas, pela falta de incentivo a educação pública no Brasil.

Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do "Grand Monde"...

Onde estão os heróis, ideologias, e sentimentos de orgulho da nação. Como cantou Cazuza em 88, nossos heróis morreram sufacados pela podridão da corrupção, nossos inimigos estão no poder (Sarney, Collor,Renan Calheiros....). E o brasileiro sem ideologia presencia uma grande e mentirosa demagogia.

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma prá viver
Ideologia!
Eu quero uma prá viver...


O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs
Não tem nenhum rock 'n' roll

Nenhum comentário:

Postar um comentário